Clínica Dr. Paulo Egydio

Correção Microcirúrgica de Varicocele

O procedimento para correção de varicocele estaria indicado em caso de duas situações (alterações): alteração do espermograma com infertilidade e/ou dor crônica nos testículos.

Tendo em vista o caráter progressivo da doença, recomenda-se também o tratamento nos homens solteiros, portadores de varicocele clínica e com análise dos espermatozóides alterada.

Para que o caso seja melhor avaliado faz-se necessário uma consulta a nível de consultório. Uma avaliação criteriosa é fundamental para melhor diagnóstico do problema e, consequentemente, definição do melhor tratamento.

A taxa de sucesso na correção da varicocele está diretamente ligada à experiência e habilidade do médico cirurgião neste tipo de problema, tanto para se chegar ao melhor diagnóstico, quanto para indicar e realizar o melhor tratamento.

A correção cirúrgica da varicocele, com o intuito de melhorar o potencial de fertilidade masculino, é bastante empregada atualmente.

O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas. É importante preservar a artéria testicular, que nutre o testículo, bem como o canal deferente com sua vascularização, e os vasos linfáticos que transportam a linfa do cordão espermático e dos testículos.

Existem para tanto, várias abordagens cirúrgicas, sendo a maioria delas executadas sem o auxílio de microscópio.

Embora possam ser executados com segurança, geralmente os procedimentos que não utilizam nenhum recurso de aumento óptico exigem a abertura dos músculos do abdome, determinando um pós-operatório longo e relativamente doloroso.

Todavia, se empregarmos o microscópio cirúrgico para corrigirmos o refluxo venoso da varicocele, o procedimento poderá ser realizado através de uma pequena incisão (cerca de 2 centímetros). A partir deste momento, com o auxílio do microscópio de microcirurgia, é possível identificar com segurança as veias, os vasos linfáticos e as artérias.

A técnica cirúrgica mais eficaz para o tratamento da varicocele é aquela que emprega a microcirurgia.

Em um procedimento microcirúrgico, o cirurgião utiliza o microscópio cirúrgico que aumenta a sua visão até 40 vezes, além de instrumentos especiais e delicados.

A microcirurgia, ideal para operar pequenas estruturas e estruturas delicadas, é uma habilidade adquirida pelo cirurgião após treinamento específico.

A prática da microcirurgia envolve um trabalho muito fino e delicado, que depende de três fatores fundamentais: 
1) Profissional especializado e altamente treinado; 
2) Instrumentos microcirúrgicos especiais; 
3) Microscópio cirúrgico, para aumentar a visão (os microscópios cirúrgicos possuem lentes potentes capazes de aumentar o tamanho de um objeto em até 40 vezes, sem distorcê-lo).

Dr. Paulo Egydio é um especialista com grande experiência em microcirurgia, inclusive com aperfeiçoamento em microcirurgia nos Estados Unidos, na "Cleveland Clinic Foundation - USA", um dos centros urológicos de maior reconhecimento internacional.

Através da microcirurgia, onde o cirurgião utiliza um microscópio cirúrgico que aumenta a sua visão em até 40 vezes, além de instrumentos especiais e delicados, é fundamental para facilitar a identificação de todas as veias dilatadas e permitir a preservação da artéria testicular e dos vasos linfáticos.

Na cirurgia tradicional, feita a olho nu, algumas veias podem passar desapercebidas e, consequentemente, a varicocele persistir e a fertilidade não melhorar. E mais, sem a microcirurgia fica difícil identificar a artéria testicular e os vasos linfáticos e, se na cirurgia a artéria for danificada, pode ocorrer a atrofia do testículo e também piora da fertilidade. E se os vasos linfáticos forem danificados, poderá haver acúmulo de linfa no escroto, conhecida como hidrocele ou “água no testículo”.

Quando a microcirurgia é utilizada no tratamento da varicocele, o índice de sucesso é de cerca de 99%, ao passo que este índice é de apenas 75% com o tratamento convencional, além do fato de que o tratamento convencional exigie a abertura dos músculos do abdome, determinando um pós-operatório longo e relativamente doloroso. Portanto, nos dias atuais, para o homem infértil com varicocele, a microcirurgia é, sem sombra de dúvida, o tratamento de escolha para a varicocele.

A cirurgia de correção da varicocele, através da técnica microcirúrgica, tem sido feita pelo Dr. Paulo Egydio com anestesia local e sedação (para dormir durante a cirurgia), com alta possível até para o mesmo dia.

O retorno às atividades normais (trabalho e/ou estudo), exceto atividades físicas, tem sido possível na maioria dos casos em 1 dia.

Diagnósticos e Tratamentos| Microcirurgia

Microcirurgia

Microcirurgia é um procedimento em que o cirurgião utiliza o microscópio cirúrgico, que aumenta a sua visão até 40 vezes, além de instrumentos especiais e delicados. A microcirurgia, ideal para operar pequenas estruturas delicadas, é uma habilidade adquirida pelo cirurgião após treinamento específico.

Microcirurgia

Correção Microcirúrgica de Varicocele

O procedimento para correção de varicocele estaria indicado em caso de duas situações (alterações): alteração do espermograma com infertilidade e/ou dor crônica nos testículos.

Correção Microcirúrgica de Varicocele

Reversão Microcirúrgica de Vasectomia

A vasectomia é um método cirúrgico de interrupção da fertilidade masculina, causada pela secção dos vasos deferentes, interrompendo assim a passagem dos espermatozóides para o líquido ejaculado.

Reversão Microcirúrgica de Vasectomia
Rua Joaquim Floriano, 533 - cj. 902 CEP 04534-011 - Bairro Itaim Bibi - São Paulo, SP - Brasil - CRM 67482 SP